top of page
Buscar

Testemunhando sobre Jesus



Vivemos, atualmente, em uma sociedade cada vez mais plural. Nessa sociedade, as pessoas têm liberdade de ir e vir e, na maioria dos países, principalmente no ocidente há liberdade religiosa, uma vez que muitos desses países se afirmam cristãos. Contudo, vemos um número crescente dos ditos “cristãos”, assumindo novas posturas e abandonando a fé. Devemos entender que, como afirma Halík, “o fato de pessoas do Ocidente empreenderem buscas espirituais fora do Cristianismo deve-se, em parte, ao fato de os cristãos terem comprometido e desacreditado a sua fé ao longo da história, com a sua mentalidade estreita”, essencialmente por não terem a capacidade de testemunhar de Jesus nos dias atuais. O apóstolo João escreveu afirmando que é necessário testemunhar de Jesus, ao declarar em sua carta que:


Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que ele  (ou: deu) acerca do seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si (ou: nele), o testemunho. Aquele que não dá crédito (ou: não quer crer) a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem (ou: não deseja ter) o Filho de Deus não tem a vida. (1 Jo 5.6-12). 

Quais sãos as lições que aprendemos com este texto?


A primeira lição que o texto nos ensina é que é fundamental testemunhar com toda clareza a encarnação de Jesus. No texto acima João fala da água e do sangue, mostrando o batismo do Senhor Jesus e a sua cruz. No batismo o Senhor se mostra completamente solidário com o ser humano, mas na cruz Ele suporta o sacrifício sangrento pagando o preço por nossas vidas.


A segunda lição que o texto nos ensina é que para testemunhar sobre Jesus é fundamental ter uma experiência pessoal com Ele. O evangelho não é fruto de uma teoria, mas sim de uma experiência pessoal que se teve com o Senhor Jesus. Essa experiência é fruto do agir do Espírito Santo que nos faz compreender a encarnação, morte e ressurreição de Cristo, confirmando a veracidade das Escrituras. O testemunho da fé tem que ser fruto de uma experiência real com o que o Senhor fez em nossas vidas.


Por último, o texto ensina que o testemunho cristão sobre a vida eterna encontra-se em Jesus, que venceu a morte, com a certeza de que todo aquele que teve uma experiência real com Cristo pode falar dessa vida. Logo, tal pessoa é um ser da esperança e tem a presença constante do Redentor em si. Portanto, a vida eterna é uma dádiva de Deus para nós e a salvação é iniciativa d’Ele que nos ama e nos chama para Si, afim de que possa testemunhar sobre essa nova realidade.


Nesse texto, fica claro que o caminho da vida é a fé, e o caminho da fé é o testemunho. Tu és cristão, tens fé em Deus. Portanto, fica a pergunta: Estás testemunhando de Jesus Cristo?

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page