top of page
Buscar

Tradições


Leio com alegria e entusiasmo a história da indígena que mora numa pequena comunidade do interior do Amazonas e que, com a chegada da internet na aldeia, virou influencer e, com isso, toda a vida de sua aldeia foi mudada. Entretanto, a fama não modificou a vida da jovem e ela aproveita para mostrar ao mundo os rituais e as tradições do seu povo. A Escritura mostra que as tradições devem ser mantidas, pois elas contam uma história. Jesus criou uma celebração e afirmou que ela transmite uma mensagem. O Senhor estava celebrando a sua última Páscoa e, no meio do jantar, resolveu fazer o seguinte:


“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou. Em seguida, partiu-o em pedaços e deu aos discípulos, dizendo: Tomem e comam, porque este é o meu corpo. Então tomou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois, entregou-o aos discípulos e disse: Cada um beba dele, porque este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício para perdoar os pecados de muitos. Prestem atenção ao que eu lhes digo: não voltarei a beber vinho até aquele dia em que, com vocês, beberei vinho novo no reino de meu Pai. Então cantaram um hino e saíram para o monte das Oliveiras” (Mt 26.26-30). 

Quais são as lições que aprendemos com esse texto?


O texto ensina que todas as vezes que celebramos esse ato recordamos o ato sacrificial de Jesus na cruz do Calvário. Sim, a celebração da ceia traz-nos à memória o modo como Ele se entregou em amor pela humanidade. Durante a ceia declaramos que o Senhor encarnou e se entregou por amor à sua criação.


Todas as vezes que celebramos esse ato memorial estamos declarando o modo pelo qual Deus trouxe perdão à sua criação. Portanto, essa celebração mostra-nos a maneira pela qual somos reconciliados com Deus e nos ensina que a nossa justificação aconteceu por causa do sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário.


Por último, todas as vezes que celebramos esse ato afirmamos que a morte não tem a última palavra. Ou seja, somos alimentados pela esperança e recordamos que Jesus venceu a morte e que, em sua vitória, a vida plena se tornou uma realidade para cada um de nós.


Uma índia virou influencer e através da internet vai transmitindo ao mundo as tradições do seu povo. Os cristãos ao redor do mundo quando celebram a ceia declaram que Jesus, o Deus Encarnado, se entregou por amor, venceu a morte e nos concedeu perdão, reconciliando-nos com o Pai. Tens essa consciência quando celebras esse ato?

90 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Condenados

bottom of page