top of page
Buscar

Tudo sob controle


O cantor e compositor Ivan Lins, em sua canção “Desesperar, jamais”, tem os seguintes versos:


“Desesperar, jamais

Aprendemos muito nestes anos

Afinal de contas, não tem cabimento

Entregar o jogo no primeiro tempo”


O fato é que diante das incertezas, das mudanças drásticas, há momentos que nos desesperamos, ficamos sem saber o que fazer. Vivemos um momento assim dentro do espectro político, pois o ambiente é de incertezas a todos os níveis. Entretanto, isso não é uma novidade, não é coisa dos nossos dias, mas é um fato transversal à nossa história. A Escritura apresenta-nos essa mesma situação e de maneira clara, no profeta Isaías:


“No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor. Ele estava sentado em um trono alto, e a borda de seu manto enchia o templo. Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Diziam em alta voz uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória! (Is 6.1-3). 

O que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que o texto ensina é que diante das incertezas da vida volte-se para Deus. O texto diz que o rei havia morrido, era um momento de mudança governamental, incerteza política, momento esse em que Isaías foi para o templo, voltou-se para Deus, refugiando-se n’Aquele que é imutável. Ou seja, não dependa das soluções humanas, confie na soberania de Deus.


A segunda lição que esse texto ensina é que Deus tem o governo nas suas mãos. Os governos humanos são passageiros, as crises políticas são fruto do momento. Entretanto, diante de toda a instabilidade Isaías buscou a Deus e a visão que ele teve foi a que Deus estava sentado no trono reinando soberanamente. Portanto, não há o que temer, não há motivo para desesperar-se, ainda que o momento político não nos agrade, ainda que estejamos sofrendo ameaças, Deus, o ETERNO, está no controle de todas as coisas.

Por último, o texto ensina que o governo de Deus é universal. Sendo assim, descanse em Deus e não se desespere se é a extrema esquerda ou a extrema direita que está no poder, pois os governos humanos jamais irão sobrepor o governo de Deus. O ETERNO reina soberanamente e da mesma forma que Ele apareceu para Isaías, tranquilizando-o, também o Senhor fala contigo através da Escritura e acalma teu ser.


Ivan Lins na sua canção afirma que não é para desesperar, mas não nos apresenta a razão pela qual devamos ficar tranquilos. A Escritura vem trazendo-nos esperança e dizendo que Deus está no controle da situação. Fica a pergunta: Tens consciência de que Deus reina?

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page