UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Certo dia, quando ainda vivia na cidade de Oliveira do Hospital e estava regressando para casa, a sirene dos bombeiros voluntários soou. Quando passei pela frente dos bombeiros vi vários jovens correndo para atenderem o chamado. Estavam dedicando suas vidas para salvarem pessoas que não conheciam. Estavam arriscando suas próprias vidas para apagarem incêndios provocados nas matas daquela região. Penso que este é um exemplo que devemos imitar. Eles poderiam ser chamados de Salvadores Voluntários. Porém, quais as lições para as nossas vidas?
Os bombeiros dedicam suas vidas em prol dos seus semelhantes. Como cristãos devemos nos entregar às pessoas. A Bíblia afirma que devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5-8). O nosso Senhor se deu por nós. Como seus imitadores precisamos nos entregar as pessoas. É nosso dever ir buscá-las com coragem e determinação.
Os bombeiros correm riscos de vida. Como eles, nós por amor ao nosso semelhante devemos correr risco. Não podemos temer. Jesus ilustra o amor ao próximo contando a parábola do bom samaritano. Ele mostra que o amor faz com que corramos riscos. Não podemos temer as adversidades. Precisamos cuidar dos nossos semelhantes. Devemos ser conhecidos pela prática do bem. Como cristãos devemos seguir o exemplo dos bombeiros e correr riscos para salvar a vida dos nossos semelhantes.
Os bombeiros não olham para si próprios. Eles desejam salvar o semelhante e solucionar o problema. Como cristãos, imitadores de Cristo, não podemos ser egoístas. Não podemos olhar primeiro para o que é nosso e para o nosso próprio eu. Não podemos ser o centro do mundo. Precisamos olhar para o nosso semelhante e numa atitude altruísta, entregar as nossas vidas em amor para salvarmos a deles. Precisamos valorizar a vida do nosso semelhante como fez Jesus e como fazem os bombeiros.
Os bombeiros desejam a salvação dos seus semelhantes. Jesus afirmou que "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10). Podemos então dizer que os bombeiros são uma tipologia de Cristo aqui na terra. Entregam-se para salvar o que está perdido. Não medem esforços, não olham para as circunstâncias e dificuldades. E nós, o que estamos fazendo para a salvação dos nossos semelhantes?
Jesus doou a sua própria vida. Os bombeiros estão doando suas vidas, e muitos nem cristão são. E você o que fará?
Olhe para estes exemplos e siga-os. Seja um imitador de Cristo e um padrão para a sociedade.