top of page
Buscar

Um mesmo sentimento



Este é um tempo de incertezas. Os nossos dias estão sendo marcados por notícias trágicas. Contudo, de vez em quando nos chegam boas novas, mensagens de esperança que alegram os nossos corações. O fato é que, em meio às tragédias, dores que estamos encarando e vivenciando, também temos bons momentos, alegrias e nestes devemos manifestar gratidão.


Este é um tempo de isolamento social. Contudo, tristezas e alegrias não podem ser vivenciadas de maneira solitária. Também é verdade que somos chamados para sair de nosso egoísmo, somos desafiados a olhar para o outro e sentir o que o outro sente. Somos convocados a unirmo-nos num mesmo sentimento.

A Escritura diz: “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Rm 12.15). Este texto é magnífico. Ele nos faz olhar pra fora. Ver os outros e perceber o que está acontecendo na vida deles. Não apenas isto, o texto diz que precisamos ter atitudes pró-ativas em relação aos outros. Esta passagem diz que não posso viver centrado em mim mesmo, não posso viver egoisticamente, achando que tudo gira a minha volta.


O texto me desafia a ser solidário. Não é ser apenas empático, mas também ser solidário. É muito mais do que pôr-me no lugar do outro, preciso estar com o outro e sentir a solidarizar-me com o que ele sente. É doar-me ao outro e viver ao lado dele, partilhando o mesmo sentir.


Quando olho para este texto vejo que sou chamado à comunhão. O desafio da partilha da vida. Sou desafiado a sair de mim, para receber do outro e estar com o outro tendo tudo em comum. É doar de mim e receber dele o que ele tem para oferecer. Sim, preciso receber do outro, tanto a alegria como a tristeza e fazê-las minhas e partilhá-las com ele e viver este momento de partilha de forma intensa.


Este texto me desafia a ser solidário e no atual momento, torna-se fundamental encarnar este texto na vida. Há muita gente chorando, há muita dor e sofrimento e precisamos disponibilizar o nosso ser, devemos nos fazer próximos e dividir o fardo com as pessoas. Também existem aqueles que estão vivenciando momentos de pura alegria e felicidade. Há pessoas que mesmo neste tempo conturbado, estão tendo suas vitórias, suas alegrias e nós devemos celebrar com eles.


A solidariedade nos leva para junto das pessoas e nos faz partilhar a vida com eles. Não importa o que se vive, temos que partilhar. Sorrisos e lágrimas. Alegria e tristeza. Caminhamos juntos e juntos vivemos tanto os bons como os maus momentos e o fazemos por entender que a vida se faz na partilha do ser.


#confinamento #quarentena #solidariedade

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page