top of page
Buscar

Uma palavra de Perdão



Na cruz, o Senhor Jesus fez sete declarações e estas são de uma profundidade enorme e manifestam todo o cuidado e amor que Ele veio demonstrar à humanidade, vamos percorrer por essas declarações e deixar que elas calem no mais profundo do nosso ser. A primeira declaração foi a seguinte: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Esta declaração acontece no início da crucificação de Jesus e mostra-nos o quanto Deus nos ama, ao ponto de sofrer em nosso lugar.

A primeira palavra da cruz é uma oração, um pedido que o Senhor Jesus faz ao Pai e neste pedido, Jesus roga ao Pai pedindo que perdoe os seus algozes e inimigos, mesmo sendo condenado e sentenciado à morte Jesus perdoou os seus algozes, quebrando a tradição dos seus dias, pois era costume morrer pedindo que Deus amaldiçoasse os que o haviam colocado naquele sofrimento, porém Jesus mais uma vez quebra a tradição. Mas qual o significado dessa declaração para nós hoje?

A primeira realidade é que o perdão é dom de Deus. Jesus está na cruz, pagando o preço por nossos pecados, assumindo à nossa culpa e dirige-se ao Pai e pede que Ele conceda perdão às pessoas e isso porque, além do sofrimento físico, ali naquela cruz, Ele sentia todo o peso da ira de Deus. É ali naquela cruz que o Mestre nos conquista para Si e por isso, Ele clama para que o Pai perdoe àquelas pessoas.

A segunda realidade que esse pedido nos ensina é que o perdão é fruto do amor. Quem ama perdoa e suplanta toda e qualquer tipo de dor e crise e além do mais, quem ama sofre, pois o amor tem a capacidade de sofrer pelo outro, pois o verdadeiro amor é uma atitude benéfica e restauradora em relação ao outro. Perdoar é estar disposto a sofrer a injustiça, pois o perdão é um ato de injustiça em relação à vitima, mas também é um ato de misericórdia em relação ao agressor. Portanto, o pedido de Jesus mostra-nos toda a dimensão do amor e diz que o perdão envolve o aniquilamento do ser, pois é o ato de aniquilar o castigo e oferecer misericórdia.

A terceira realidade sobre essa oração de Jesus é que o perdão é direcionado a todas as pessoas. Jesus está preso na cruz e faz um pedido ao Pai e seu pedido é para aqueles que se encontram ali e quem são essas pessoas? Ali encontram-se os religiosos, e eles estavam presentes os representantes dos vários grupos de religiosos dos dias dele como também para aqueles que detêm o poder. O Mestre foi crucificado pelo poder dominante e ali estavam os romanos com suas armas e por eles o Senhor clamou por perdão, mas também o clamor é pela multidão que se faz presente e olha aquele momento como um espetáculo. Jesus simplesmente clama para que o Pai, perdoe a todas as pessoas.

O perdão de Deus é extensivo para nós, pois Ele nos ama e por isso morreu em nosso lugar. Qual será a nossa resposta a Jesus? Ele pediu que o Pai nos perdoasse e o que responderemos ao Senhor?


#perdão #amor #Jesus #declarações

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page