Uma vez

Gosto de música, e, uma das maneiras que tenho para refletir é ficar sossegado escutando música. Elas têm a capacidade de me fazer ver a vida dentro de uma perspectiva bem verdadeira, sem falsos triunfalismos.
Gosto muito da banda Legião Urbana. Parei para escutar “Índios” e me dei conta da profundidade dessa letra. Renato Russo, com sua voz inconfundível vai declarando que queria compreender pelo menos uma vez as coisas e aí, no ápice ele diz:
"Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
É só maldade então, deixar um Deus tão triste"
Que declaração fantástica!
Será que Renato entendeu a dimensão do amor de Deus?
Realmente como podemos entender a trindade e mais ainda, como entender um Deus que ama e por amar se doa, assume a forma humana e morre por nós, vem para nos salvar e resgatar? Como entender tamanho amor?
Nós ocidentais, vivemos em um mundo cristianizado, mas que perdeu a essência do cristianismo e a compreensão do amor de Cristo e a dimensão da graça de Deus. Vivemos presos a regras e tradições que muitas vezes não dizem nada do amor e da graça de Deus. Renato Russo acertou, quando declarou que basta uma vez compreendermos a dimensão do amor de Deus, porém mais que entender essa manifestação, devemos reconhecer nossa carência e que necessitamos da intervenção deste Deus. Quando nesta única vez, se descortina a graça de Deus precisamos dizer como o ladrão da cruz; "Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino" (Lc 23.42) e o Senhor dirá como disse ao ladrão: "Em verdade te digo que estarás comigo, hoje, no paraíso" (Lc 23.43).
É verdade, basta uma vez cair aos pés do Senhor clamando por sua misericórdia para que sua graça recaia sobre nós. Contudo, como entender esta dimensão se nossas igrejas criam regras discriminatórias. Como compreender a dimensão do amor deste Deus que se doa a nós e aceita-nos como somos, se em nossas igrejas e sociedades fazemos tanta acepção de pessoas?
Renato Russo escreveu em sua letra e está completamente correto ao dizer que os nossos pecados, deixaram Deus triste. Contudo, apesar dos nossos erros e defeitos, esse Deus se fez homem e veio até nós e chama-nos para uma relação renovadora, cheia de graça.
Basta uma única vez e que nesse momento possamos compreender que o amor de Deus é maior que tudo e que esse amor não desiste de nós. Contudo, quando entendemos esse amor e compreendemos a grandeza de Deus, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, pedir perdão a Ele e ouvi-lo dizer: Vinde a mim.