top of page
Buscar

Vai ficar tudo bem



O povo costuma dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. O fato é que hoje as imagens têm tido um papel relevante e apelativo na comunicação. O marketing por exemplo, utiliza mais imagens que palavras. As palestras são feitas com o uso de imagens ou será que a fala é o suporte para as imagens?


As imagens comunicam e até podem se tornar objeto de adoração. Elas, enquanto texto, e assim como palavras, podem adquirir novos significados ao serem resignificadas. Deixem-me exemplificar e explicar trazendo uma mensagem de esperança e segurança para nós, neste momento de tanta incerteza e convulsão social.


É magnífico o que Deus diz a Noé e a toda criação: “Este é o sinal da aliança que firmo entre mim e vós e com todo o ser vivo que está convosco, por gerações perpétuas: Coloquei o meu arco nas nuvens; ele será o sinal de uma aliança entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e o arco aparecerá neles, então me lembrarei da minha aliança, que firmei entre mim e vós e com todo ser vivo de todas as criaturas; e as águas jamais se transformarão em dilúvio para destruir todas as criaturas. O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar da aliança perpétua entre Deus e todo ser vivo de todas as espécies da terra. Deus também disse a Noé: Esse é o sinal da aliança que firmei entre mim e todas as criaturas sobre a terra.” (Gn 9.12-17). O arco-íris é a imagem da esperança e ao olhamos para ele, nós humanos e animais temos a certeza de que a tempestade terá fim e não irá nos destruir. É a imagem do pacto de Deus com a sua criação.


Esta imagem foi resignificada pela comunidade LGBT+ e a verdade é que ao assumirem o arco-íris como símbolo e imagem para si, não deixam de carregar a esperança de não serem destruídos. Levam embutida a mensagem de esperança de que vai ficar tudo bem. Não sei se foi por este motivo que utilizaram o arco-íris. Talvez seja pela diversidade, mas a verdade é que, a esperança está lá contida e diz que a destruição, o extermínio, não irá acontecer e ainda bem que não, pois a opção de cada indivíduo é sua e somente sua e deve ser respeitada.


Este ano, independente da nacionalidade, credo e tudo mais, todos fomos surpreendidos com o Covid 19 e o medo e a angústia tomaram conta do nosso ser. O número de mortos é assustador e, diante de tal tragédia, os políticos ficaram perdidos, os profissionais da saúde se entregaram sem medir esforços para salvarem vidas e eis que, em meio a tudo isto, o arco-íris surge novamente, adquirindo novo significado. Ele ressurgiu com a frase “Vai ficar tudo bem”. Mais uma vez, a esperança surge, mais uma vez, a mensagem de que não iremos sucumbir perante tal tragédia se faz presente. É magnífico ver que o arco da aliança se manifesta mostrando o triunfo da vida e da graça de Deus. 

Vai ficar tudo bem. Não seremos destruídos. Não seremos consumidos e exterminados. Depois das tempestades, toda criação pode ver o arco-íris e se alegrar por saber que não será consumida. A comunidade LGBT+ pode até carregá-lo na esperança de igualdade e de que não será exterminada, mas agora, portador de um novo significado para humanidade que o olha e é pacificada, ao vê-lo, o arco-íris surge como um renovar da esperança. Sim, vai ficar tudo bem e ficará porque, o arco da aliança mostra que Aquele que firmou o pacto com a criação, jamais nos abandonará. Sendo assim, não se desespere, pois com Deus, vai ficar tudo bem!


#confinamento #quarentena #fé #Deus #imagem #aliança

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page