top of page
Buscar

Vi o Senhor



Quando perdemos alguém que amamos, a tristeza toma conta de nosso ser. O luto machuca, dói e deixa a pessoa sem percepção da realidade. O luto gera a luta da sobrevivência e faz com que a vida seja reconfigurada para que possa ser levada adiante. Maria Madalena, estava desolada com a morte do Senhor. Vejamos a narrativa de João:


No primeiro dia da semana, bem cedo, enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Correu e encontrou Simão Pedro e o outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse:Tiraram do túmulo o corpo do Senhor, e não sabemos onde o colocaram!”.Pedro e o outro discípulo foram ao túmulo. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Abaixou-se, olhou para dentro e viu ali as faixas de linho, mas não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Também viu ali as faixas de linho e notou que o pano que cobria a cabeça de Jesus estava dobrado e colocado à parte. O discípulo que havia chegado primeiro ao túmulo também entrou, viu e creu. Pois até então não haviam compreendido as Escrituras segundo as quais era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. Os discípulos voltaram para casa. Maria estava do lado de fora do túmulo. Chorando, abaixou-se, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados à cabeceira e aos pés do lugar onde tinha estado o corpo de Jesus. Os anjos lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?”. Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram”. Então, ao virar-se para sair, viu alguém em pé. Era Jesus, mas ela não o reconheceu. “Mulher, por que está chorando?”, perguntou ele. “A quem você procura?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo”. “Maria!”, disse Jesus. Ela se voltou para ele e exclamou: “Rabôni!” (que, em aramaico, quer dizer “Mestre!”). Jesus lhe disse: “Não se agarre a mim, pois ainda não subi ao Pai. Mas vá procurar meus irmãos e diga-lhes: ‘Eu vou subir para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês’”. Maria Madalena encontrou os discípulos e lhes disse: “Vi o Senhor!”. Então contou o que Jesus havia falado” (Jo 20.1-18).

Essa narrativa é belíssima e pode ser vista sobre várias perspectivas, mas quero olhar para as atitudes de Maria Madalena. Vejamos o que podemos aprender com ela

A primeira lição que ela ensina é que diante da dor da perda é preciso viver as suas emoções e sentimentos. Maria foi ao sepulcro para ver se tinham embalsamado o corpo do Mestre corretamente e diante do que vê chama Pedro. Regressa com ele e ali, chora expressando a dor da perda, a saudade que lhe vai na alma. Maria chora a dor da perda e por não saber onde puseram o corpo do seu Senhor.

A segunda lição é que a dor da perda nos impede de ver o presente como oportunidade de uma vida muito melhor. A preocupação de Maria era com o corpo sem vida do Senhor, a tal ponto que esqueceu os seus ensinamentos. O texto mostra os anjos a perguntarem porque ela estava triste e o próprio Senhor também pergunta qual era o motivo da tristeza e as respostas dela são na perspetiva de que levaram o corpo do Senhor. Ela não consegue perceber o que realmente se deu!

Outra lição que o texto mostra é a alegria de partilhar a boa nova do Senhor. Maria vai e diz: “Vi o Senhor!” E, com a esperança renovada e com sentido de vida, Maria testemunha do seu encontro com o Senhor e depois diz aos discípulos o que deveria fazer. Portanto, quem teve um encontro pessoal com o Senhor, deve anunciar a todos, partilhando a sua experiência.

Maria, uma mulher que lutava com a tristeza do luto, regressou dizendo aos discípulos que a morte não tem a última palavra, pois o Senhor ressuscitou.


#Jesus #ressuscitou #vivo

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page